quinta-feira, 12 de março de 2009

Bobocas indianos segundo a novela

Não costumo assistir telenovela. Hoje cheguei a assistir algumas cenas da tal que tem algo sobre a Índia. É curioso como a grobo costuma construir os personagens: todo indiano é boboca, segundo a história contada. Os costumes de lá são idiotas e retrógrados e devem ser combatidos. Acho até que a emissora vai enviar alguma carta ao Obama pra convencê-lo a retomar os planos do companheiro Bush pra invadir a Índia com o pretexto de devolver a liberdade e combater o terrorismo pra livrar o povo dos costumes inferiores. Lembrei de uma frase da Barbara Gancia que foi citada no livro O melhor do mau humor, do Ruy Castro: "Só em novela de televisão é que casa de rico é chamada de mansão, barco é chamado de iate e copeiro é chamado de mordomo."

Um comentário:

Anônimo disse...

É, meu velho, na verdade acho que o grande objetivo dessa coisa toda é anestesiar mais ainda (se possível) o nosso pasmado e compatriotário telespectador e reafirmar o discurso de: olha só que povo atrasado, que gente supersticiosa, nós sim é que temos riqueza cultural.
Telenovelas à parte, acho que é hora de mudar um pouco esse discurso de que somos um país sofrido mas que é culturalmente muito rico. Para mim isso é sectarismo.
Apesar de criticar novela da globo seja chutar cachorro morto a discussão é válida, já que aborda uma questão que envolve uma certa humildade (na falta de palavra melhor) para admitirmos que cultura é algo que emana do indivíduo para, aí sim, integrar um espaço cultural coletivo, mas que, mesmo em adversidade, não deixa de se manifestar. Portanto, não é possível uma forma ou manifestação cultural se sobrepor a outra pois os indivíduos continuarão a produzir e manifestar a sua cultura.
Já voltando ao caso da telenovela eu digo que prefiro ler um bom livro ao invés de endossar a causa dos "antropólogos globais".
Mas acho que o caso é o seguinte: Como não dá para amarmos uns aos outros vamos tentar amar outros aos uns.
Ademais, parabés pelo blog bixo.