quarta-feira, 4 de março de 2009

Transferindo postagens...

"inaugurando

Olá, meus amigos, minhas amigas, minhas colegas de trabalho...
Me chamo otário (sim, com inicial minúscula mesmo) e esse é o meu blog, onde conto um pouco das minhas experiências de vida. O motivo de criar esse espaço tem inicio no motivo de eu assumir a alcunha. Já conto isso.
Tudo começou quando saiu um edital de concurso público apresentando vaga pra professor de português da cidade em que moro. E como sou dessa sagrada profissão, resolvi tentar a sorte. O primeiro passo foi tentar isenção da taxa de inscrição, já que sou desprovido do que os advogados chamam de fundos pecuniários ou, como eu mesmo gosto de definir, pobre pra cacete! Pra isso, precisava fazer uma inscrição pela internet até o segundo dia do período estabelecido. Aliás, é curioso que exijam que um sujeito que seja completamente sem condições de pagar R$ 60 tenha condições de ter computador com internet e impressora com tinta. Depois de imprimir o boleto, precisava comprovar que era pé-rapado e não era exatamente pra mandar foto sem sapato. Precisava que fosse, pessoalmente, entregar cópias e mais cópias de documentos diversos que, além de identificar o candidato e comprovar que ele morava onde havia declarado, mostrava, ainda, que não tinha onde cair morto. E era justo, porque se o sujeito fosse aprovado no concurso e viesse a exercer a função (que é hoje o meu caso) corria o sério risco de cair morto quando recebesse o primeiro contra-cheque. E sabe como é que tinha que apresentar os documentos comprobatórios? Precisava levar pessoalmente a um posto devidamente desorganizado num ginásio de esportes, preparado para receber os candidatos a candidatos aos cargos públicos. E tudo em até 72 horas depois de fazer a inscrição pela internet. Não preciso nem dizer que o povo brasileiro é apaixonado por carro e os que não têm carro são apaixonados por fila. Pois bem, fui pra fila bem antes de findar o prazo. 4 horas da manhã do dia em que terminava o período estabelecido foi quando cheguei e já peguei em torno de 200 pessoas na minha frente. E logo que eu cheguei, choveu muito, mas muito mesmo. Aliás, aquele dia choveu pelo inverno todo e eu tive que aturar um carinha que aparentemente frequenta a IURD falando um monte de besteiras sobre a bíblia que até é melhor deixar quieto.Vai que ele chegue a ler isso e me processa. Pensando bem, ele jamais leria o meu blog, se ele não leu a bíblia... Voltando ao assunto, depois de tomar muita chuva e passar muitas privações e ainda precisar sair pra fazer umas fotocópias de documentos que fiquei em dúvida se aceitariam, fui atendido às 16 horas. Então iniciei bem, porque tive 12 horas de plantão num local chuvoso, o que poderia ser considerado um trabalho penoso. Mas isso foi apenas o inicio. O pior ainda está por vir e não é a leitura desse blog (por incrível que pareça). Um mês depois eu fiz a prova e fui aprovado com boa classificação. Mas otário que é otário não conquista nada assim. Acabei por precisar esperar 5 longos meses até sair o resultado por causa da eleição municipal. Depois veio a melhor parte e precisa de um parágrafo novinho pra ser contada.
Fui chamado (de otário, evidente). Não sei o que deu no pessoal da administração que resolveu chamar alguns concursados e não viram que o nome deste otário estava no meio. Me deram um prazo razoável de 20 dias pra me apresentar com a documentação em mãos (lembra daquela documentação já comentada? é bem pior) pra fazer os devidos registros e realizar os devidos exames. Até aí tudo normal, se eu já não fosse funcionário da mesma instituição e já houvesse passado pelos mesmos exames anteriormente.. Mas isso não me abateu, nem me encomodou. O chato foi ter que ficar na fila da administração por 20 longos minutos, pra depois ficar 3 horas na fila da biometria, pra depois ir pra casa. No dia seguinte, solicitar uma certidão negativa de que eu não tenho processo administrativo no município contra mim e fazer os exames normais (se é que pode ser considerado normal tirar sangue num laboratório em que a enfermeira usa unhas compridas e sujas e não lava as mãos) de sangue e urina, fazer exame psicológico (aquele em que não se pode esquecer de desenhar o chão do boneco), não sem antes aguardar 20 minutos, depois aguardar um dia pra depois passar novamente na biometria e agendar consulta pra apresentar os exames à medica do trabalho. Fui na consulta marcada e ainda precisei aguardar mais meia-hora. Depois de tudo aprovado, levei, no dia seguinte, tudo na administração. Não pude ir na adm no mesmo dia porque o horário não era compatível. Fui entregar tudo e, depois de outros enredos, me encaminharam, finalmente, à educação. Depois de concluir esse árduo processo, fiquei sabendo pelo pessoal que trabalha na administração que se eu deixasse pra me apresentar pela primeira vez uns 10 dias depois (fui no primeiro dia do prazo) eu não conseguiria. Resumindo: o edital dava 20 dias de prazo pra apresentação, mas na prática... Voltando à educação, depois do final de semana que houve no meio do caminho, cheguei lá. E essa história é quase tão longa quanto a que contei até aqui. No próximo post eu conto.
Mas pelo que eu coloquei aqui, já dá pra notar o quanto sou otário."

Nenhum comentário: