quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TFP e o IR: PQP



É curioso o que algumas instituições de caridade precisam fazer pra sobreviver. Isso realmente me deixa triste de saber que gente que sempre foi boa pra nação, como a TFP, precisa até se esconder atrás de um grupo religioso e, além de tudo, ficar enviando correspondências estranhas às pessoas que sequer conhecem.
A imagem acima é de um boleto bancário que a minha mãe recebeu dias atrás, junto com um rosário e uma carta.
Fiquei emocionado em saber que "um deputado federal não-cristão" estaria pretendendo retirar o título de pradoeira do Brasil, ocupado por Nossa Senhora Aparecida, e que tem um grupo interessado em divulgar o nome de Nossa Senhora do Rosário por causa disso. É claro que fiquei curioso em saber por que divulgar o nome de uma santa se outra é que esta sendo "prejudicada" e, além disso, por que alguém envia um pedido de auxílio financeiro a um necessitado justamente com o propósito de ajudar um necessitado. Isso é equivalente a pedir dinheiro a um mendigo pra dar esmola a outro mendigo.
Depois de uma rápida lida, resolvi enviar um e-mail ao sujeito chamado João Sérgio Guimarães, o qual assina a correspondência, pedindo alguns esclarecimentos sobre o assunto (de onde saiu o endereço da minha mãe, por que pedir dinheiro pra quem não tem com o pretexto de dar a quem não tem). Pedi que me respondesse em curto prazo, afirmando (é claro) que assim poderíamos contribuir mais rápido. Enviei há 8 dias e ainda não recebi resposta.
Talvez eu tivesse conseguido resposta caso houvesse perguntado se a contribuição serviria pra manter uma entidade que apoiou a ditadura militar, serviu de X9 dos milicos e que defende, dentre outras coisas, que é justo que pouquíssimos detenham grandes propriedades (sem o mínimo pudor disso) enquanto outros não sabem se poderão tomar café da manhã.
Mas curioso, mesmo, é a observação que tem lá na faixa azul superior da imagem: "o abatimento do IR, previsto no decreto... não se aplica a esta contribuição". Fiquei pensando que isso é óbvio: em geral, as pessoas que são convidadas a contribuir são de baixíssimo poder aquisitivo e já são isentas de IR. A não ser que eu não tenha entendido algo.

52 comentários:

Mulher Indigesta disse...

Incrível como tu não te sensibiliza com as causas nobres. Garanto que se fosse um imposto pago sobre lucros superiores a 200 mil reais mensais pra casa da criança com câncer (Deus quis assim) ou para os refugiados da Somália (um povo que nem foi capaz de organizar um governo!), mesmo pra bolsas de estudo pra pobres (que só servem pra pesar na sociedade) tu ia achar bonito, não é? Como é que não dá dinheiro pra... pra quê mesmo? Nem isso fica específico na campanha.
PERMITIR A TFP É COMO PERMITIR A KU KLUX KLAN.

Helinho de Barros disse...

Caro otário,
Sabe que eu também recebi uma cartinha no dia do aniversário, postado pelo bondoso João Sérgio Guimarães e limpei o com ela. Aí, pensei quem será essa peça? Fui pesquisar na net e encontrei o seu blog. Ao ler “TFP e IR:PQP” e inicialmente fiquei atônito: ele vai defender a TFP! Não, ainda bem! Por outro lado, fiquei triste que o cara-de-pau não enviou resposta. Penso eu, que você entendeu certo. Hoje, defendem o que há de mais conservador e desonesto neste país, a candidatura do Zé Serra/FHC/Arena/PDS/PFL/DEMO/CIA. Abraço, outro otário.

Alexandre Antonio disse...

Em primeiro lugar, é sempre um prazer receber gente esclarecida por aqui.

Mas voltando ao assunto, é exatamente isso, caro Helinho. E esse seu comentário ainda reforça algo que venho percebendo quando vou pesquisar as origens das visitas neste blog que pode não ser chamado exatamente de sujo, mas que respinga-lhe um pouco da sujeira. O nome João Sérgio Guimarães é o campeão de buscas no google. É através dele que chega a maioria dos meus leitores provenientes dos mecanismos de buscas. Isso indica, provavelmente, a quantidade de gente que recebe a tal cartinha.
E é exatamente essa gente que está tentando, a qualquer custo, retomar o poder deste país.
Agora, deveria eu ter feito uma bolinha de papel com tal correspondência e atingido a candidatura demotucana metida a chilena. E tomara que caiam, levando o PIG junto!
Abraços

Thor disse...

Caro Otário!
Também recebi a medalhinha e até gostei e vou ficar com ela, mas acho que vou dar uma de "Otário Esperto" rsrs, pois a medalha eu ganhei de presente(eu entendi assim) e não tenho certeza se vou fazer a tal contribuição. Afinal, com tanta gente precisando de ajuda a minha volta, não tem o porque de eu ajudar quem tá lá longe, concorda? posso até mandar o "vintão", depois de fechar o balancete do mes e se sobrar alguns.
Por outro lado eu tenho uma linha de conduta: Política, futebol e religião eu não discuto pois cada um tem o seu buraco, e não tem que ficar enfiando o dedo no buraco dos outros. Capitto?
Resumindo: Deixa eles fazerem a campanha deles, você dá o seu dinheiro se quiser, pois a prestação de contas é feita lá em cima e lá não tem bokinha!
Um abraço!
Thor

Alexandre Antonio disse...

Caríssimo Thor,
Demorei pra responder porque estava fazendo um certo recesso. Professor deveria tirar férias de 3 em 3 meses pra dar conta de tanta coisa...
Mas voltando ao teu comentário, concordo com praticamente tudo. É pra doar quem quer. Desde que a finalidade real esteja declarada no pedido, pois creio que o amigo não conheça o termo TFP e suas finalidades. O dinheiro não é pra ajudar a quem precisa. É justamente o contrário: tirar de quem tem pouco (foi pedido dinheiro à minha mãe que é aposentada) pra ajudar campanhas escusas (vide o apoio da TFP à candidaturas políticas). Se fosse declarado: doe dinheiro à TFP e ajude o candidato tal, não haveria post meu a respeito. Agora, enviar uma cartinha pedindo dinheiro pra Nossa Senhora e não identificar claramente qual entidade está por trás, é sacanagem, concorda?
Por outro lado, sou obrigado a discordar de uma colocação tua: política, futebol e religião, desde que sejamos pessoas sensatas, se discute sim. Aliás, fora essas questões, o que há de interessante pra se discutir? Sexo dos anjos?
Mas entendo tua preocupação em relação a discutir esses assuntos. Tem tanta gente ignorante por aí que não sabe debater um assunto sem partir pras vias de fato...
No mais, espero que não se sinta ofendido por algum argumento contrário, assi

cleuse disse...

Caro Otário, acabei de receber a tal cartinha com um cartão de aniversário e um rosário de presente, como vc fiquei curiosa e fui pesquisar na net, e é claro, cheguei ao seu blog que achei muito interessante e inteligente, concordo com vc plenamente.
Porém fiquei decepcionada pois achei que iria achar a resposta para a pergunta: como este suposto interlocutor de Nossa Senhora consegue nossas informações pessoais???é um absurdo que fiquemos tão expostos!
Parabéns pelo blog.
Cleuse

Anônimo disse...

Prezado colega (tambem otária), recebi a dita correspondencia, e fiquei pasma tanto quanto vc por meu nome e endereço estarem circulando na NET sem o meu conhecimento. Pensei até em procurar um destes programas "mundo cão" do gênero Cidade Alerta, etc., para denunciar, mas será que resolve?
Acredito que ignorar a correspondencia é a melhor forma.
Outra otária

Alexandre Antonio disse...

É impressionante a quantidade de pessoas que chegam até este post por também terem recebido a tal cartinha.

Respondendo aos dois últimos comentários:
Cleuse, até o momento, não recebi nenhuma resposta. E isso acaba nos deixando com medo. Afinal, como essa gente consegue tão fácil os nossos dados? Tenho esperança de que alguém consiga responder ou ao menos conjecturar.

Anônima e colega, creio que esses programas tendem a ficar correndo atrás do próprio rabo. Eles fomentam a violência através da notícia da violência. É a maneira de fixar a cultura. Sugiro assistir "Tiros em Colombine" e entenderá.
Não sei se ignorar a correspondência dê resultado. Porém, não vejo outra saída. O que fiz foi postar neste blog e tentar relatar via e-mail aos conhecidos. Ao menos, alguns ficam avisados do golpe.

No mais, agradeço a visita de vocês! Voltem sempre!

Debora disse...

Tambem recebi no meu aniversário, boleto,medalhinha e uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Reparem, quem recebeu, que a Imagem é diferente da imagem Cristã que vemos. Observem a mão sagrada de Jesus...

Luisa disse...

Acabo de receber uma medalinha e uma carta com boleto, mas antes ja havia recebido várias e nunca ajuadei com dinheiro nem nada. Acontece que me mudei de residencia e continuei recebendo e tb não tenho telefone fixo. Como se explica esse "milagre " de eles me acharem? Ah1 e quanto a mão do Cristo, o que é aquilo??? Tá estranho...

Ivete disse...

Também acabo de receber a tal cartinha...com cartão e medalhinha....como ele consegue os dados das pessoas???? inacreditável,em que mundo estamos onde não temos nenhuma privacidade???????o pior é a sensação que nos dá ao saber que não podemos fazer nada contra estes abusos,só desabafo nos resta??
Ivete

Luciano Dantas disse...

Eu também recebi ontem a tal carta e o boleto para pagar, após ler esta página resolvi não contribuir, eu acho que estou fazendo a coisa certa, abs

Alexandre Antonio disse...

É inacreditável que há 6 anos escrevi o posto e ainda tenha gente recebendo a mesma correspondência.
E fica cada vez mais assustador, principalmente depois de ter lido o relato da Luisa.
Sigamos a diante! Continuem relatando. De repente, conseguimos juntar uma boa quantidade de casos e dá pra tentar algo.

Anônimo disse...

srsrs acabei de receber para minha mãe q tadinha já morreu tem 15 anos é brabo ahhh agora é do sagrado coração

Anônimo disse...

Colegas otários, já recebi o terço, a medalha e agora o Sagrado Coração junto com meus merecidos Parabéns, fiquei com os presentes (agradeço) mas não contribui. Eu uso um artifício pra tentar descobrir quem "vende" as minhas informações; ora mudo uma vogal no nome, ou acrescento uma, idem para o endereço, bairro, etc... Assim posso "quase" identificar quem cedeu meus dados que deveriam ser privados. Pasmem, salvo algum erro de minha parte (possível) esta identificação minha está no Banco Itaú e na Receita Federal, a não ser, lógico, de fontes oficiais que não consigo identificar.
Mas, Parabéns aos aniversariantes!

Aldo Cioffi disse...

Também acabei recebendo a mesma (tal) correspondência de alguém que nem sequer conheço, usando de meios que considero ilícitos.

Anônimo disse...

Caro colegas, também recebi a tal cartinha com a medalha na data de hoje, 14 de julho de 2015. Pelo jeito a coisa vem de muito tempo atrás. Incrível os meios errados que se utilizam. Não vou contribuir.

Desconfiada disse...

Meu esposo acabou de receber hj, 8 de agosto de 2015, a mensagem de Nossa Senhora de Fátima ( com o nome dele personalizado) e um boleto para doação. Como gosto de pesquisar, fui verificar na internet e deparei com este blog. Estávamos certos, é mais uma maneira de arrecadar dinheiro para causa própria. É claro que não vamos fazer nenhuma doação. Analisamos também o papel de ótima qualidade, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, e o envelope em plástico azul, também personalizado e de ótima qualidade. Se a pessoa está fragilizada, é claro que ela cai no golpe!

Alexandre Antonio disse...

Só pra registrar, já são 6 anos completos sem receber a resposta do João Sérgio Guimarães.

Fernando Reis disse...

Penso que seja mais um GOLPE direcionado às pessoas de boa fé. O documento cita que a instituição não tem recursos para difundir essa CAMPANHA de FÉ, mas não indica a VERDADEIRA IDENTIDADE da instituição e seus objetivos principais, o que eu considero DESONESTIDADE, quanto a esse tal João Sérgio Guimarães, talvez ele nem exista. Em resumo é apenas mais UM GOLPE sobre as pessoas de boa fé.

Marcos disse...

Boa tarde. Minha mãe recebeu também a mensagem "bonita" e se sensibilizou, mas me perguntou o que eu achava. Vim a internet e achei esse blog e ela agora está consciente do que eu já achava: GOLPE.
Espero que estes comentários continuem ajudando outras pessoas a não ser enganadas.

Anônimo disse...

Pesquisei o endereço que vem na carta e constatei que é de uma gráfica.

Designer disse...

Os sites explicam quem é a entidade responsável. É a TFP - Tradição Família e Propriedade
http://www.tfp.org.br/

Tem ainda esta da Nossa Senhora de Fátima, que são o material que minha mãe recebeu e também em nome do meu pai, que já faleceu a mais de 2 anos.
http://www.fatima.org.br/

O fundador desta entidade é Plínio Correia de Oliveira.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Plinio_Corr%C3%AAa_de_Oliveira

São pessoas que se dizem da direita e católicas, pois criticam em vários livros e artigos, o comunismo.



Wagner Ortiz disse...

Achei estranha a cartinha com um rosário. Todo ano recebo esta mesma, da mesma pessoa. Nunca paguei, mas o cara é insistente. Me deu uma luz e resolvi googlar o tal. Surpresa: é Golpe! Não igual ao que estão querendo fazer com Dilma, mas talvez contribua para isso. Rasguei o boleto, a carta e fim. Foi muito bom saber que tem Otários espertos como você e todos estes comentaristas. Quer dizer, me parece que uma se ofendeu e te chamou de cruel.
Vou te adicionar na pasta Blogs Sujos dos meus Favoritos. Prazer em te conhecer.

Verinha disse...

Olá querido Alexandre.

Também venho recebendo esta carta há anos e penso que a resposta de como conseguem nossas informações é pelos bancos, alguém de dentro do banco vende informações dos clientes. Seria apenas uma hipótese. Não ajudo instituições, não acredito nelas, não em um pais onde a lei e nada é a mesma coisa.
Um grande abraço.

María disse...

Sempre recebi hoje recebi um telefonema pra pedir que fizesse débito automático....como acharam meu celular?

María disse...

Sempre recebi hoje recebi um telefonema pra pedir que fizesse débito automático....como acharam meu celular?

Rosária disse...

Certa vez vi o post na internet e me interessei por um terço em forma de anel e fiz o contato, colocando meus dados. Recebi o terço junto com correspondencias e cartões, (terço esse que ficou escuro em uma semana). Enviei uma colaboração, consciente q todo aquele material teria um gasto para associação. Mas a partir daí, começaram me enviar várias correspondencias medalhinhas e folhetos de orações, todos os meses. Enviei um email avisando que eu não poderia mais colaborar, pois sou catolica mas ajudo aqui na minha comunidade, e como vc diz, sou assalariada.Não tive resposta desse email e continuei recebendo, e não são poucos papeis. Esse final de ano recebi várias da mesma associação e mais outras duas, nossa senhora das graças e nossa senhora aparecida.
Penso, que Nossa Senhora ficará mais feliz, se deixarmos de receber correspondencias no papel preservando o meio ambiente e colaborando mais com os irmãos que estão proximos de nós.Confesso que desconfiei mesmo que havia algo errado com esse "vinde Nossa Senhora de Fátima"

Okada disse...

Caro colega otário, estamos em 2017 e as cartinhas continuam a vir.
Não sou religioso e nem ostento símbolos religiosos e fico pasmo ao ver como se tenta explorar a fé das pessoas.
O endereço da carta tem uma foto no Google earth que parece casa mal assombrada.
Agradeço a postagem dessas informações e denúncia de golpistas desse tipo.

Tadeu Montenegro disse...

Essa suposta Associação não deve passar de uma entidade pilantra que se aproveita da fé insensata dos milhares que desconhecem as Escrituras Sagradas. Desconhecendo a Verdade, tornam-se presa fácil para esses aproveitadores, que faturam milhões de reais em troca de amuletos inúteis que distribuem, e de falsas promessas de proteção mariana.
Trata-se de uma obra abominável, satânica e digna de ser combatida, não só por usar indevidamente os dados das pessoas, como por importuná-las com seus constantes pedidos de esmolas.
Já deveriam ter sido acionados judicialmente. Aliás, foi essa a ameaça que lhes fiz, ao solicitar que não me enviem mais essas correspondências repletas de palavras enganosas e mal intencionadas.

Anônimo disse...

Acabei de receber uma dessas cartinhas do joão Sérgio Guimarães, tem um terço, a carta boleto e um cartão desejando-me parabéns; achei estranho e pesquisando cheguei a este Blog. Por enquanto, não penso em contribuir!!!

Anônimo disse...

Prezado blogueiro (e também quem chegou nesta página procurando por "João Sérgio Guimarães):

Acabo de receber hoje (29/12/2017) o boleto, a cartinha e a medalhinha também!

Fiz as contas: desde o primeiro post (06/08/2009) até hoje já se passaram 3.067 (três mil e sessenta e sete) dias ou 8 (oito) anos 4 meses e 23 dias !!!

Muito obrigado pela divulgação deste texto!

Anônimo disse...

Hoje também recebi o terço e o boleto.
Não acredito que esteja abençoado.

Wagner Ortiz disse...

Sei que vou receber breve, já que faço aniversário na próxima semana. Vou trocar o terço antigo pelo novo. E não vou pagar o boleto . Será que serei castigado por isso

Anônimo disse...

Março de 2018, e eu também recebi a correspondência que pararece muito mesmo um estelionato. Quem vendeu meus dados, deu o nome antigo, de solteira, antes de 2012, mas já o endereço atual, da mesma época. O nome do beneficiário do golpe vem bem escondidinho "Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade". A carta e o cartão assinado pelo tal João Sérgio, "Coordenador da Campanha", sem quaisquer qualificações suas e sem identificação de a qual instituição é vinculado. Diz que "um deputado católico" (não informa qual) teria apresentado projeto de lei para retirar o título de padroeira de uma santa (não diz qual projeto de lei e nem quando isso teria ocorrido). Golpe barato e sem vergonha. Caso para o Ministério Público?

Anônimo disse...

Quase Otária
Recentemente recebi essa cartinha juntamente com um terço, a principio gostei sim da surpresa, ainda mais quando em um trecho da carta diz: "...pessoas necessitadas...enviar um Rosário bento..." fui sim embalada pela emoção que estava certa de contribuir, mas eis a pergunta de todos: quem é esse João Sergio? que entidade é esta? Como conseguiu meus dados? e para finalizar "Esta doação não pode ser deduzida do imposto de renda, ou seja, a abordagem foi perfeita agracia, comove e chega a hora da análise crítica, enfim ia sim contribuir mas depois de ler inúmeros relatos, blogs e o tal João não aparecer em nenhum momento para esclarecer ou responder, decidi sim contribuir mas de outra forma esse valor que eu estava prestes a "pagar o boleto" sera revertido em alimento a um necessitado, não estou aqui para julgar... mas quero sim saber que de fato contribui para um necessitado.

Anônimo disse...

Também recebi a tal cartinha e tambem fui procurar na net. Fiquei surpresa em achar teu blog com tantos relatos, desde 2009. Certo que nao farei doaçao. Mas respeito quem fizer. Minha mãe, tadinha, acreditando no blá blá blá da cartinha fez a doação.
É impressionante como as pessoas apelam ao sentimentalismo para arrecadar grana...pqp

Carla disse...

Maio de 2018, e os boletos continuam chegando. Há praticamente 9 anos anos somente estes comentários feitos, imaginem a quantidade de doadores iludidos durante esses período...

Anônimo disse...

Recebi a dita carta, só para constar existem sites que vendem nossos dados um deles que encontrei foi
http://tudosobretodos.se/ como constatado nessa matéria da veja https://exame.abril.com.br/tecnologia/seus-dados-estao-disponiveis-neste-site-sem-que-voce-saiba/
existem outros Também.

Anônimo disse...

Prezados,
Acabei de receber a tal cartinha, como sou católica praticante por um momento pensei em fazer a doação mas, sempre verifico a credibilidade e como todos os outros que receberam fiquei curiosa de saber como chegaram até mim! O mais impressionante é que sabem a minha profissão e já vem me tratando como professora, coisa que nem nas correspondências oficiais da minha instituição vem. aí, resolvi fazer uma busca no Google e cheguei aqui, apesar de concordar com todos os comentários, o que me deixou mais convencida que isso não pode ser uma causa realmente cristã é o tempo que essa cartinha circula!!!Impressionante! Continuem com essa ótima campanha para desmascarar quem está por trás disso tudo.

Unknown disse...

Recebi esta carta no dia do meu aniversário. Fiquei até sensibilizado mas resolvi pesquisar porque achei estranho que eles tenham informação do meu endereco e data do meu aniversário. Acabei encontrando este blog. E pelos relatos ficou claro que a "doação" não vai para o devido destino.

Unknown disse...

Acabei de receber , essa carta nem católica eu sou.gostaria muito de saber como conseguiram meu endereço. Fui pesquisar sobre o assunto e encontrei esse site.

Bernardo20 disse...

Caro Otário,
Deixa de ser otário, sabe prá onde vai vai essa grana arrecadada pra a Santa de tal, vai para a organização Arautos do Evangelho. Dá uma olhada nesta reportagem, é de arrepiar.https://www.metropoles.com/materias-especiais/arautos-do-evangelho-os-segredos-escondidos-nos-castelos-do-grupo-catolico

Unknown disse...

Novembro de 2019 e eu acabei de receber a cartinha com o rosário...

Anônimo disse...

Dezembro de 2020, recebi pela primeira vez e resolvi pesquisar sobre. Imagino o tanto de gente que cai nesse golpe para que "instituições" como essa consigam se manter produzindo e enviando rosários e panfletos durante 10 anos.

Unknown disse...

Recebi hoje a tal carta com os mesmos dizeres de pessoas que receberem a mais de 8 anoa... golpe....

Otaria, mais uma!!! disse...

Hoje, 18/02/2020 recebi uma destas cartinhas com um rosário e um boleto para pagar.Ja se passaram 11 anos desde que fez esta postagem. Me pergunto: quanto de dinheiro esta pessoa ja arrecadou nestes anos todos?

Anônimo disse...

Acabei de receber a carta da campanha "Vinde Nossa Senhora de Fátima, não tardeis!" me desejando parabéns pelo meu aniversário. E junto também veio um terço de brinde. Na carta informa que se trata de uma campanha evangelizadora que começou "recentemente" (estamos em 2020 e há relatos neste blog sobre essa suposta campanha desde 2009) quando um deputado não católico apresentou na Câmara um projeto de lei para retirar o título de N. S. Aparecida como padroeira do Brasil. Então, como um ato de desagravo, resolveram criar a campanha. Por fim, é feito um convite para participar da campanha e se eu aceitasse me tornar um participante benemérito teria que contribuir com valor a partir de R$ 15,00 (claro que em anexo veio um boleto bancário, com os meus dados de endereço para eu efetuar o pagamento). E para tentar tocar mais fundo no meu sentimento, informam que que estão confiantes na minha adesão, e assim que receberem minha resposta (o pagamento), enviarão um folder "Novena a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa". A carta é assinada por João Sérgio Guimarães, que se identifica como coordenador da campanha.
Pesquisei sobre a referida campanha e cheguei a este blog. Li todos os relatos e constatei que é um golpe disfarçado com apelo religioso. Fico preocupado com a facilidade que esses golpistas têm em conseguir nossos dados. E ao mesmo tempo há a sensação de fraguilidade, pois não podemos fazer nada para a nossa proteção.

Unknown disse...

Acabo de receber minha carta em 2021. Também encontrei esse blog pesquisando quem e esse João Sérgio.
Não vou pagar, porque não irão para de e mandar esse presente.

Anônimo disse...

Olá! Sempre recebo esses mimos junto com o boleto, mais hoje junto ao boleto recebi um carnê.
Não vou contribuir.

Anônimo disse...

Minha mãe recebeu essa cartinha hj, sujeira se dizerem católicos, sujeira usarem o nome de NS da Fátima, vi pelos comentários que antes era NSA do Rosário, a santa muda conforme a fama, ..., Aliás suspeitamos que os dados de minha mãe foram obtidos irregularmente após um atendimento em hospital particular, ligado ao SUS, que fez um questionário perguntando qual a religião.. desde quando hospital se preocupa com sua crença... Essa gente está enraizada em diversos setores da sociedade e apoiando um golpe em 2022 assim como fizeram em 1964... Arf.. Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, preta e pobre como nós, nos socorrei!!!

Anônimo disse...

Dezembro/2021 e esses boletos continuam circulando! Como dizia Bezerra da Silva: Malandro é Malandro, Mané é Mané!