quinta-feira, 2 de abril de 2009

Primeiro de abril: dia dos globos

"Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições"

O texto acima é de 01/04/1964. É de um jornal que estava claramente defendendo a "revolução" que construiu uma das mais sanguinárias e tiranas ditaduras da Améria. Se você, leitor, não lembra ou não conhece, é uma manchete do jornal O Globo. O mesmo que, algum tempo depois, conseguiu a outorga para operar a que hoje é a maior rede de tv e rádio do país. Pois isso não é estranho? Há pouco tempo, a emissora produziu um seriado falando do período e tentando demonstrar o quanto o período foi terrível. Só esqueceram de pôr essas manchetes.
Você também pode se divertir lendo mais manchetes de outros jornais que hoje se julgam a favor da liberdade de expressão, mas que apoiaram o que eles mesmos chamam de golpe. É só entrar aqui.



Só pra dar mais um gostinho, segue mais uma citação interessante:

"Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada".
Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal" (O Globo", edição de 07 de outubro de 1984, sob o título: "Julgamento da Revolução").

Clique aqui e leia tudo logo!

Não dá pra perder! É mais divertido do que assistir ao CQC!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ninguém fala em radicalização ideológica da diretia, do extremismo capitalista xiita. A porta de entrada do capital estrangeiro e, por consequencia, da perda da soberania nacional do Estado de Direito para o Estado de Mercado, foi durante a "ditabranda" (nas palavras da Folha). Ali começamos a perder direitos (ou deixamos de conquistá-los) por nos tornarmos reféns das empresas "que tanto progresso trazem ao nosso país". E a Rede Bobo foi uma das beneficiadas, pena não ser uma das que sumiram com o fim do regime. Aliás, algu´me ou alguma coisa que tenha se instalado nessa época sumiu com a redemocratização? De Globo a Sarney, tudo ainda está aí. Ainda estamos sob a influência maldita desse pensamento. PQP.