segunda-feira, 13 de julho de 2009

Efeméride

Não poderia deixar de passar o dia de hoje em branco. É o dia internacional do rock. Essa velha música que ensiste em se julgar jovem. A revolução mais tradicional que a juventude sempre igual já bolou.
Já foi o tempo em que ser rockeiro era ouvir algo transgressor e capaz de impulsionar atitudes revolucionárias. Hoje, um típico ouvinte desse tipo de música é aquele que não sabe sequer ler o tamanho do arquivo que baixou em mp3, parafraseando Frank Zappa, o Tom Zé do hemisfério norte.
Mas ainda há quem tente dar a tijolada no telhado de vidro dos coleguinhas pagadores de jabá e que adoram imitar as bandinhas xexelentas que rodaram na mídia nacional durante os anos 90. Um deles chama-se Jupter Apple, ou Júpter Maçã, aos menos avisados. Não é tão genial quanto o Tom Zé. É um imitador barato dos Beatles (alguém ainda lembra?) que vive contrariando a corrente e ainda faz algo muito importante desde que o rock iniciou em Parintins: humor! Soma-se a isso o fato de o músico ter feito o caminho inverso da desgovernadora do estado que gosta de mentira: sau do RS pra fazer festa em SP.
Pra não me estender muito, deixo um videozinho aos leitores deitarem e rolarem.
Ah, resta dizer que, assim como o Tom Zé e os Mutantes, o Jupter é muito mais reconhecido na Europa do que no Brasil (se é que isso signifique grandes coisas).

http://www.youtube.com/watch?v=3-Jx-084dH0

Um comentário:

Profano disse...

Que grata surpresa. Estava eu a escrever sobre o dia do rock, quando me deparo, no canto do meu blog, com este título aqui. De qualquer maneira, desde que os beatles cruzaram o oceano de navio, pré-naufragaram as fragatinhas das bandinhas jabazentas.
Um abraço do profano e rockeiro ortodoxo.