quarta-feira, 27 de maio de 2009

A arte inútil (esqueçam a desgovernadora!)

A arte tem alguma função? Pra que, raios!, serve a tal da arte? De onde veio e pra onde vai esse monstrengo que alguns menos avisados consideram algo belo, mas que não passa de algo completamente do avesso, da quebração de pau, do enforcar de judas, segundo o Mário, lembra do Mário?
O Oscar Wild disse que a arte é inútil. Eu concordo. Mas dá pra pensar diferente. A arte é inútil e útil ao mesmo tempo. Tanto quanto uma chave. Não serve pra abrir portas (fisicamente falando) como uma chave. Se enfiar um livro, por exemplo, numa fechadura, provavelmente não abrirá. Ao mesmo tempo, a leitura do mesmo livro poderá abrir outras portas, as chamadas portas da percepção (The doors of perception - The doors para os íntimos. Principalmente os íntimos do Jim Morrison) especialmente se o livro for do Audous Huxley.
Mas as portas que a leitura poderá abrir devem ser insignificantes diante da quantidade de portas que põe diante do leitor (de obra literária, imagética, cinematográfica, escultural -uau!- ou seja qual for a manifestação) e das certezas que vai derrubando. As verdades devem cair diante da arte. Até eu já caí. Já não sei mais se estou escrevendo sobre arte ou se é sobre a gorda feia de voz de veludo. Afinal o que é arte? Pra que serve essa inutilidade toda? Pra que serve Oscar Wild? Deu vontade de fazer um poema:

"batatinha quando morre, coitada da batatinha
vira rufles sabor churrasco
e vai parar na boca
da menina que não mora
e que come coração"
Copyright: otário. Todos os direitos sonegados. Se quiser usar, basta mexcitar.

2 comentários:

Profano disse...

É, realmente a literatura deve ser um livro aberto para as pessoas. Para algumas são vários livros abertos, para outras a internet e para outras ainda são os livros que servem para compensar a diferente de tamanho das pernas das mesas.

Anônimo disse...

A arte , para uns, serve pra enfeitar a sala. Para outros, pra ter onde gastar o dinheiro. Embora pagar umas p... pagar um programa com uma profissional do sexo pareça-lhes mais interessante. Outros ainda querem que a arte dê respostas (pra quais perguntas?).
A arte só serve pra uma coisa: desequilibrar. Em tempos de aulas compulsivas de yoga, de psicanálise, procurar e amar o que nos desequilibra é até um luxo.
Quanto a te (ex)citar... prefiro teu clássico: "a arte não é pra ser compreendida. "*
* outro otário, 2006.