sexta-feira, 23 de abril de 2010

Saudosismo ou nostalgia?

Vez por outra bate um saudosismo. Acabo até revirando o passado deste blog pra mostrar isso. Mas admito que essa nostalgia bate depois de determinados momentos. Peraí, eu disse nostalgia? Antes preciso esclarecer: nostalgia não é a mesma coisa que saudosismo. Nostalgia é saudade de algo que não aconteceu e saudosismo é algo mais amplo, referindo a algo que pode ter acontecido ou não. Pra ter um exemplo é como escutar músicas de épocas bem anteriores ao nosso nascimento. Aquele sentimento de que tudo era melhor naquela época é o de nostalgia. Escutar uma música da adolescência e lembrar de coisas ocorridas naquele período da vida é saudosismo, embora fique também um pouquinho de nostalgia por coisas que a gente não lembra se aconteceu assim ou assado, mas aí já é outra coisa. Em linhas gerais é mais ou menos quase isso. Mas voltando ao sentimento nostálgico, ontem estive numa assembleia (sem acento e com assento) dos servidores públicos municipais de uma das cidades nas quais trabalho. Bem, meus amigos leitores sabem que não sou favorável a identificar as localidades por julgar que poderiam representar várias outras e restringir seria um sacrilégio. Além disso, também não sou adepto de ficar falando muito da própria aldeia por não ficar a vontade. Mas deixemos as divagações truncantes pra lá. Vamos ao que interessa: minha nostalgia.
Ontem, tive a experiência mais inusitada da minha vida funcional. Descobri que existe um projeto que institui um cargo chamado "Líder de Equipe", cuja exigência mínima é ter apenas dezoito anos pra ocupá-lo. E não é o mesmo que eu o que ganhará esse tal sujeito, ainda que não se saiba o que faz o dito cujo. Não é mencionado sequer no projeto. E sabe a melhor parte? É Cargo de Confiança. Não precisa fazer concurso. Basta agitar a bandeira do partido que vencer a eleição. Agora fico me questionando: qual curso deverá fazer a pessoa que quiser ser "Líder de Equipe"? Fiquei imaginando as ofertas das escolas especializadas: "Faça já o seu Curso de Agitador de Bandeira e prepare-se pra concorrida vaga de Líder de Equipe" ou "Se você quer ser um Líder de Equipe, venha para cá. Oferecemos a disciplina de Agitação de Bandeira, para você concorrer à vaga, enquanto aguardamos a Prefeitura para nos dizer o que faz o Líder de Equipe para montarmos o restante da grade curricular". Salário básico inicial de R$ 610,00 mais vantagens (que são muitas).
O que me deixou nostálgico foi lembrar que há um ano, o mesmo governo disse que a média salarial do município era essa de R$ 1.089,27. Hoje eu lembro bem daquele dinheiro. Clique no valor e veja o meu salário padrão e as vantagens. Meu leitor terá um exemplo entre saudosismo e nostalgia.

2 comentários:

Renata Sousa disse...

Adorei!
Ontem voltando da aula escutei, em um programa de rádio, o locutor falando sobre SAUDOSISMO... hoje resolvi ler mais sobre o assunto e seu post foi o melhor que li!
Parabéns!
Objetivo, claro e posicionamento muito interessante!
abç

Alexandre Antonio disse...

Renata,
São essas coisas que ajudam a evitar o fim deste blog. Pessoas que leem com boa vontade e identificam as utilidades das postagens.
Essa atenção recebida de leitores de diversas partes e que chegam aqui por diversos meios.
Sinta-se bem acolhida, Renata, e volte sempre!
Abraço