sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Negro é negro, mesmo!

Hoje é dia consagrado à consciência negra. Para homenagear os irmãos de rica melanina, resolvi retomar certas bobagens que andam falando por aí (e fugir das discussões babacas tipo "quando é o dia do branco?").
Olfato, digo, o fato é que ouvi, por duas vezes, em escolas diferentes, diga-se de passagem, que a legislação proíbe de se chamar um negro de negro. Muito menos os derivados populares: nego, neguinho, negão, negrão e por aí vai (segundo o pensamento tosco de uma verdadeira massa de manobra dos gigolôs da Embrafilme da vida, por aí não pode ir...). Chegou o cúmulo de uma pessoa dizer: tu vê, só. Agora chamar um negro de negro dá cadeia! Fiquei procurando mentalmente se lembrava de ter lido algo sobre isso. Não encontrei. Pesquisei no bom e velho google. Bingo! Encontrei algumas citações à legislação. Nenhuma delas deixa claro de que "não se pode caracterizar fisicamente alguém pela cor da pele" (resumo da intenção das colegas e-duca-doras ao afirmar tamanha imbecilidade). A legislação apenas indica que não se pode utilizar elementos étnicos, como cor da pele, pra criar algum tipo de discriminação ou desvalorizar alguém. Ou seja, dizer que um negro é um negro não é ilegal, imoral, muito menos engorda. Por outro lado, se alguém usar o fato do sujeito ser negro como fator de menosprezo ou discriminação, aí, sim, estará sendo preconceituoso e merecerá punição, no que eu concordo plenamente.
Depois disso, fiquei pensando o objetivo de gente com tamanha mediocridade em repetir tanta besteira. Só achei um: perpetuar o preconceito. Tentativa de incitação à revolta contra quem sofreu um verdadeiro holocausto durante os períodos colonial e imperial.
De tanto puxar pela memória, lembrei de um amigo que veio de Angola estudar aqui. Era africano dos pés à cabeça, com direito a cabelo pixaim. Um colega se aproximou dele e o chamou de moreno. Em resposta, meu amigo disse: "Moreno é a puta que te pariu. Eu sou africano! Sou negão!"
E, só pra lembrar, um dia já citei alguém que não conheço (aliás, não sei nem quem é o autor da frase) que disse que Hitler só é considerado o maior monstro da história por ter feito a brancos o que sempre foi permitido apenas fazer contra negros e índios. Pelo jeito, tem muita gente que poderia sentar ao lado do ditador nazista...

Nenhum comentário: