sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Encino de concelho: o profeçor e suas ideias

Estou pensando em mudar o nome do blog e passar a chamá-lo de "o semanário do otário". Pensando bem, como sou otário mesmo, vou continuar postando semanalmente num blog denominado diário. Se os grandes jornais podem, por que este que vos escreve estas mal traçadas linhas não poderia? Na dúvida, vou dar alguns pitacos, que não sou de ferro. Talvez de alumínio ou chumbo que entortam facilmente, mas ferro mesmo, não.

A primeira delas é coisa particular. Ouvi muita atrocidade durante o período dos chamados "conselhos de classe", muito bem descrito como "concelho" numa das escolas que trabalho, num cartaz posto por uma coordenadora pedagógica. Como a remorfa não atingiu o uso do s e do c, presumi que se tratava de uma genial escrita de duplo sentido. Mas isso é irrelevante. O que tenho pra ressaltar são as lucuras ouvidas, não os eventuais erros ortográficos (aliás, eu também tenho os meus). E não falo de loucuras em termos linguísticos (que vontade de voltar a usar trema!).
Uma das lucuras é referente a um professor que, ao saber que uma colega teve o carro riscado por alunos, disparou: "se tu tá armado e mata um desses, todos dizem que são coitadinhos. A Zero Hora tá fazendo uma série de reportagens...". Aí, fiz questão de não ouvir mais. Mas não adiantou. Ouvi a criatura dizer que "depois vem o governo dizer que o professor é importante para a formação de uma nação... tudo propaganda... e a rbs tá mostrando que não é assim...". Fiquei pensando: será que ele quis dizer que mataria o cara que riscou o carro? Ele quis dizer que a reporcagem da zh, como bem chama o Cloaca News, tá certa quando diz que o professor deve abandonar o magistério e o último que sair apaga a luz? Mas a melhor é que me dei conta que ele se agarrou aos argumentos dos Sirotzky com unhas e dentes. "Se a tv fala é porque é verdade", deve ter pensado. Também fiquei imaginando os motivos que mantém o noble colega na área... dinheiro não pode ser.
Outra bandalheira sem tamanho eu ouvi diz respeito à religião. Uma das minhas turmas (não tive participação nisso, juro!) reclamou que o ensino religioso está se baseando apenas na crença da professora, o que, inclusive, é ilegal. Isso gerou perplexidade nos meus colegas. Chegaram a declarar que "vocês estudam a bíblia e ela engloba todas as religiões". Fiquei imaginando que os rabinos devem deixar o torah de lado, os muçulmanos desprezam o alcorão e os budistas nem chegam perto dos sutras. Sem falar nas religiões afro-brasileiras. Que nada! Todos eles têm uma bíblia nos seus templos! Não acreditei no que ouvi. Mas os alunos continuarão a ser obrigados a ouvir algo que não acreditam. Creio que isso é, de certa forma, uma metáfora para o modelo educacional atual.

Agora, falando de outros assuntos da semana, ontem foi o dia (leia essas tês últimas palavras várias vezes, cada vez mais rápido) do professor. Quanta alegria, mais de mil palhaços no salão... muitas homenagens (claro, em abraços e tapinhas nas costas que nem folga do trabalho tivemos). Temos muito a comemorar. Estarmos vivos, por exemplo. Convivemos só com gente inteligentíssima. Fazemos parte de uma das classes mais unidas que existe. Somos campeões em muitas coisas. A principal delas é o índice de afastamento do trabalho por doença. Vamos pra próxima olimpíada com tudo. Melhor: pra próxima paraolimpíada. Obrigado pelas congratulações, caso o leitor pensou em cometer esse engano.

Ontem, também, foi um dia especial aos blogueiros responsáveis. Foi o blog action day 2009. É um dia para que os blogueiros que têm um mínimo de responsabilidade socioambiental falem no assunto. Como fiquei devendo, mas não queria deixar em branco, faço minhas as palavras do blog cidades verdes, com as importantes dicas de como reduzir a sua pegada ecológica e que a sua existência tenha um menor impacto pra vida no planeta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, acabei de ler a sua constatação e conclui que os tais Conselhos são iguais do Cerrado, a Caatinga e Mata Atlântica.

Permita-me uma paródia

" É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte para os alunos


Não tenho o que dizer
São só palavras
Não mudará

Tudo o que querem falar contra os seus inimigos (pobres alunos !!!!)
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que querem de mim (contra o inimigo)
Irreais
Expectativas
Desleais

Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessas pessoas
Que estão a-conselho

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais (os alunos)"


SUGESTÃO: para as próximas reuniões da sua "Távola Redonda", deixe os cabelos crescerem se não os tens(se os tiver, metade dos problemas estarão resolvidos) e faça como os alunos: coloque aquela música contra chatos (sugestão: Vanessa da Mata e Ben Harper)e sorria sempre que se dirigirem a você.

Se esse conselho contra Conselho não der certo, assim que terminar a coisa, corra para o banheiro mais próximo e VOMITE !!!! Como diria Camus " tenho uma certa indigestão de humanidade" e pegue uma poesia de Manoel de Barros e leia com antídoto para se descontaminar.

BOA SORTE, AMIGO.

Profano disse...

E eu digo: não é que o Qorpo Santo tinha razão?
Se estás pensando em mudar o nome do blog eu sugiro "hebdomadário do otário".