quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nóis fumo!

Acabo de tomar uma decisão importante na minha vida. Deixarei de ser professor. Essa profissão sem finalidade social, que não gera emprego e que não dá lucro, deve ser extinta. Quem quer aprender algo hoje em dia? Pra que passar 20 anos, ler mais de 300 livros em 8 anos e passar tanto trabalho na vida pensando em trocar conhecimento e pensar que ajuda alguém a crescer? Vou largar essa profissão!
A partir de agora, vou me dedicar a algo honesto, lucrativo e, ao mesmo tempo, com uma finalidade social nobre: vou fabricar cigarros. Por quê? Pergunte à Yeda!
Sim, sei que os meus (poucos) leitores não têm acesso à desgovernadora da casa bonita e que quer comprar um jatinho. Então, vou falar da minha lógica, que é a mesma da usurpadora acima (se tu és algum ator/atriz da novela mexicana do SBT, não te ofendes com a comparação, por favor).
A questão é que a garota papo firme resolveu dar uma dura nos professores: está propondo um plano de carreira que permite demitir concursados dentre outras premiações. Isso já me desmotiva. Quer dizer que a profissão não é digna de ser reconhecida como importante do ponto de vista do engoverno do estado que comemora empate em revolução.
Ao mesmo tempo que recebemos esse maravilhoso tratamento, a mesma austera goviernanta premia uma indústria limpa, ecológica e economicamente importante que é uma fumageira. Isso mesmo!!! Produzir cigarro é muito mais importante do que dar aula. É só comparar: um professor da rede estadual recebe em torno de R$ 700,00 mensais por 20 horas semanais de trabalho. O estado da RBS deu, em forma de incentivos fiscais, R$ 150 milhões pra uma empresa de tabaco pra gerar 250 empregos. 600 mil reais por emprego. Segundo calculos do blog RS Urgente, daria pra pagar 1,3 mil reais mensais a um professor durante 35 anos. O curioso disso tudo é que o professor continua levando o fumo...
Por isso é que eu vou trocar de profissão e vou montar uma fábrica de cigarros. Aliás, vou diversificar e produzir cachaça porque isso é que produz algo de importante à sociedade!

Um comentário:

Profano disse...

Concordo contigo, em parte, pois acho que não entendeste a real e genial proposta da nossa grande dama da política, nossa dama de ferro. O plano genial que se revela por trás deste grande trabalho de incentivo à indústria fumageira é, justamente, produzir mais cigarros. Como vão os professores aliviar sua angústia com salário baixo e sistema de ensino desestruturado? Fumando é claro. Trata-se obviamente de uma forma de dar alento aos professores que, angustiados passarão a fumar mais cigarros. É a velha lei das compensações, nós é que não compreendemos as boas intenções da moçoila.
O abraço do profano metido a otário.